Ilustração: Montagem. Escudo de Latronico (Itália) e centro histórico da cidade. Fonte: www.latronico.eu/
Nesta série Imigração italiana para Águas Virtuosas de Lambari, comentamos aspectos da vinda de cidadãos italianos para nossa cidade, ocorrida no final dos anos 1800, início dos 1900.
Esta Série está dividida em 5 partes:
|
A parte 1 - Visão geral está aqui. A parte 2 - Latronico: terra de origem de famílias italianas de Lambari está aqui. A parte 3 - Breve histórico de famílias italianas de Lambari - 3.1. Família GESUALDI está aqui. A parte 3 - Breve histórico de famílias italianas de Lambari - 1 - Família GESUALDI está aqui. A parte 3 - Breve histórico de famílias italianas de Lambari - 2 - Família BASILE está aqui. A parte 4 - Viagens à terra dos antepassados - Família Gesualdi está aqui A parte 4 - Viagens à terra dos antepassados - Família BASILE está aqui |
Vejamos, agora a parte 2 - Latronico: terra de origem de famílias italianas de Lambari.
Neste post, além da pesquisa que realizamos, nos baseamos também na colaboração de André Gesualdi e Paulo, Ricardo e Marcelo Castro Alves [Basile] — descendentes das famílias GESUALDI e BASILE, que visitaram a terra de seus ascendentes.
André Gesualdi e sua esposa Deborah. Viagem a Latronico. 2012.
Os irmãos Paulo, Ricardo e Marcelo Castro Alves [Basile], ao lado do vice-prefeito de Latronico (Vincenzo Castellano, de gravata). Viagem a Latronico. 2019
GESUALDI e BASILE estão entre as cerca de 40 famílias de italianos oriundos de Latronico, que vieram para Águas Virtuosas de Lambari no final do século XIX/início século XX.
Vamos lá.
Os Gesualdi e os Basile de Latronico
Egídio e Felícia Gesualdi
Annunciato Gesualdi
Vindos de Latronico (Itália) para Águas Virtuosas de Lambari, os emigrantes italianos Egydio Di Vicenzo Gesualdi e Felicia Di Nunziato Mileo tiveram 5 filhos: Vicente e Maria Elizabetta (nascidos na Itália), Annunciato (concebido ainda na Itália, nascido em Águas Virtuosas de Lambari em 1893, ano da chegada da família ao Brasil) e Egídia e Isabel (nascidas também no Brasil). André Gesualdi, colaborador deste site, é bisneto de Egydio e Felícia, e neto de Annunciato e Thereza. |
Francisco Basile
Miguel Basile e Guiomar de Castro Basile
Francisco Maria Basile, aos 18 anos, emigrou sozinho da Itália (Latronico) para o Brasil a bordo do vapor francês Poitou, aqui chegando em 26 de maio de 1877. Depois, veio para Águas Virtuosas de Lambari. Mais tarde se casou com Edwiges Duquesa Furquim Basile. O casal teve 5 filhos: Miguel (Carmo de Minas-04/09/1882, casado com Guiomar de Castro Basile), Judite, Antônio, Reynaldo e Carmen. Paulo, Ricardo e Marcelo Castro Alves [Basile], colaboradores deste site, são bisnetos de Miguel e Guiomar e e trinetos de Francisco e Edwiges. |
ITALIANOS DE LATRONICO CHEGAM A ÁGUAS VIRTUOSAS
Vindo da cidade de Campanha, MG, a partir de 1880, um grupo de famílias originárias de Basilicata — uma região da Itália meridional, que fica entre as regiões da Campânia e da Calábria, se instalou em Águas Virtuosas de Lambari.
Esses migrantes italianos todos eram provenientes do mesmo paese* (Latronico) e muitos eram parentes próximos. Ordeiros, operosos, respeitosos à lei, muito contribuíram para o progresso de nossa cidade.
Exerciam ofícios diversos na construção civil (pedreiros, mestre de obras, marceneiros), nas pequenas fábricas (calderarias, olarias, laticínios) e nos serviços em geral (barbeiros, alfaiates, sapateiros), como também atividades no comércio.
Lista de famílias italianas que vieram para Águas Virtuosas de Lambari
Basile, Beloni, Bianguli, Biasi, Bongiorni, Bordigoni Carelli, Carlini, Coli, Conti De Capua, De Paula, Dieco, Dotti Eoli Franceschi Gentili, Gesualdi, Giacoia, Giovanini, Gonelli, Grandinetti, Greco, Gregatti Ieno, Ielpo Lamberti, Léo, Lofiego, Lorenzo Magaldi, Maglioni, Mandarano, Manes, Marzano, Metidieri, Mileo Negri Papaléo, Papandréia, Patia, Pestile, Plantuli, Ponzo Raimundi, Rambaldi, Rosatti Santoro, Serruti, Sgarbi, Sinforoso, Silvestrini Tucci Viola (*) Os Biasi vieram de Campobasso; os Gentili, de Massa; os Pestile, de Nápoles. Os Giovanini de Badia de Tedalda, província de Arezzo Fonte: JOSÉ NICOLAU MILEO, 1970, págs. 107 a 114. |
Francesca Bordigoni e Giuseppe Gentili, bisavós italianos do autor deste site, que vieram de Massa
Conforme a Constituição de 1948, a Itália se subdivide em 20 regiões, quais sejam:
As vinte regiões da Itália. Reprodução. Wikipedia
A Itália, pois, contém:
ABRUZZO |
BASILICATA |
CALABRIA |
CAMPANIA |
EMILIA-ROMAGNA |
FRIULI- |
LAZIO |
LIGURIA |
LOMBARDIA |
MARCHE |
MOLISE |
PIEMONTE |
PUGLIA |
SARDEGNA |
SICILIA |
TOSCANA |
TRENTINO- |
UMBRIA |
VALE D'AOSTA |
VENETO |
As Regiões, que correspondem aos Estados brasileiros, por sua vez, se subdividem em:
E as Províncias contém centenas de
Fonte: http://www.imigrantesitalianos.com.br/Provincias_Italianas.html
Região Itália meridional (cor marron): da qual fazem parte as regiões de Abruzos, Campânia, Molise, Apúlia, Basilicata e Calábria. Reprodução. Wikipedia
A região de Basilicata, cuja capital é Potenza, possui cerca de 600 mil habitantes e 10073 km², e faz fronteira a sudeste com o mar Jônico (golfo de Tarento), a este com a Apúlia, a oeste com a Campânia, a sudoeste com o mar Tirreno e a sul com a Calábria.
Região da Basilicata, Itália (Reprodução: GoogleMaps)
Dados da Região de Basilicata. Itália. Reprodução. Wikipedia
LATRONICO é comuna da Província de POTENZA na região de BASILICATA.
Reprodução. Fonte: www.maps-of-italy.blogspot.com
Reprodução. Fonte: https://www.pinterest.ru/ |
Um resumo da divisão geopolítica da Itália (regiões, províncias, comunas) pode ser vista neste link:
Latronico é uma comuna italiana da região da Basilicata, província de Potenza, com cerca de 5.150 habitantes.
A origem do nome Latronico é controversa; de acordo com alguns, derivaria de dois termos do idioma grego que significam lugar escondido, enquanto outros afirmam que é uma derivação do termo também grego Latomia (pedreira, que a cidade ainda possui) com a adição do sufixo -ico.
Estende-se por uma área de 75 km², tendo uma densidade populacional de 65 hab/km².
Faz fronteira com Carbone, Castelluccio Inferiore, Castelluccio Superiore, Castelsaraceno, Episcopia, Fardella, Lauria.
Fonte: WIKIPEDIA/Latronico e www.latronico.eu/storia
Reprodução. Fonte: http://www.latronico.eu/
No endereço eletrônico http://www.latronico.eu/ está o site oficial da Comune di Latronico.
As abas
subdividem-se em diversos outros títulos com excelentes informações e imagens sobre a cidade.
Na página de abertura do site, alternam-se belissimas paisagens da cidade e região. Entre elas, selecionamos três imagens de Latronico que guardam semelhanças com as serras, a vila montanhosa e as águas minerais que as famílias de imigrantes encontraram em Águas Virtuosas de Lambari.
Confira:
Um lugarejo cercado de serras
Latronico. Agromonte. Reprodução. Fonte: http://www.latronico.eu/
Uma vila sobre montes
Latronico. Centro histórico. Reprodução. Fonte: http://www.latronico.eu/
Fontes de águas minerais
Latronico. Fontes de águas sulforosas. Reprodução. Fonte: http://www.latronico.eu/
Nota: imagens e informações reproduzidas conforme Termos e condições de uso do site. aqui: http://www.latronico.eu/note-legali
Abaixo vão duas antigas fotos das vilas de Latronico e Águas Virtuosas.
E, a seguir, algumas fotos de Latronico, a maioria dos acervos pessoais de André Gesualdi e Paulo, Ricardo e Marcelo Castro Alves [Basile]:
Confira:
Latronico antigo. Anos 1800. Fonte: André Gesualdi
Águas Virtuosas antiga. Fins anos 1800. Fonte: Museu Américo Werneck
Latronico moderno. 2012. Fonte: André Gesualdi
Latronico. Vista. 2012. Fonte: André Gesualdi
Latronico. Vista. 2012. Fonte: André Gesualdi
Latronico. Vista noturna. 2012. Fonte: André Gesualdi
Vista de Latronico. Fonte: Paulo, Ricardo e Marcelo Castro Alves [Basile]
Montnhas de Latronico.Fonte: Paulo, Ricardo e Marcelo Castro Alves [Basile]
Latronico num monte ao pé da grande serra. Fonte: Paulo, Ricardo e Marcelo Castro Alves [Basile]
Casa antiga de pedra, em Latronico. Fonte: Paulo, Ricardo e Marcelo Castro Alves [Basile]
Latronico. Bairro Capadavutu. Reprodução. Wikipedia
Outras imagens de Latronico podem ser vistas aqui:
PAULO, RICARDO e MARCELO CASTRO ALVES [Basile], trinetos de FRANCESCO BASILE, imigrante italiano que veio para Águas Virtuosas em 1887, estiveram em Latronico em novembro de 2019.
Em contato com o site GUIMAGUINHAS, MARCELO CASTRO ALVES [Basile] forneceu informações, fotos e documentos sobre a origem italiana de sua família, bem como os vídeos abaixo, com imagens de sua visita à terra de seus antepassados.
Confira:
SANTO EGÍDIO - PROTETOR DE LATRONICO
O padroeiro de Latronico é Santo Egídio, Abade, e a procissão dedicada a esse santo constitui a maior festa de Latronico.
Santo Egídio Abade. Protetor de Latronico. Fonte: André Gesualdi
Interior da igreja de Santo Egídio. Latronico. 2012. Fonte: André Gesualdi
Capela de Santo Egídio. Fonte: Paulo, Ricardo e Marcelo Castro Alves [Basile]
Reprodução. Fonte: VIOLA, 2002, p. 73
Em sua estada em Latronico, os irmãos Paulo, Ricardo e Marcelo de Castro Alves [Basile] receberam de presente da prefeitura estes dois belos exemplares:
Fotos antigas de Latronico. Fonte: Paulo, Ricardo e Marcelo de Castro Alves [Basile]
Dicionário de antigo dialetro latronico para italiano. Fonte: Paulo, Ricardo e Marcelo de Castro Alves [Basile]
As rendas e bordados de Latronico são uma marca da cultura e artesanato da cidade, e os trabalhos executados mediante a técnica do Il pontino ad ago (o ponto à agulha) são exclusivos da tradição do território latrônico.
Bandeira italiana feita de crochê típico de Latronico
De fato,
Na história da cultura material em Latronico, a de rendas e bordados ocupa um lugar importante. As origens dessa tradição remontam a algumas gerações atrás: sabe-se que algumas mulheres latrônicas do início do século XX conheciam sua execução. Produzidos no início do século passado, existem alguns artefatos valiosos que ainda são preservados em casas particulares, mais numerosos do que você pensa.
Entre os vários tipos de rendas e bordados, o do ponto à agulha Latronico é exclusivo da tradição do território Latronico.
Sua origem é desconhecida, acredita-se que essa renda seja um derivado do bordado clássico difundido no município de Latronico e exportado para países vizinhos.
A tradição do ponto à agulha Latronico ainda hoje é praticada, tanto para os kits quanto para enriquecer as roupas. Muitas e variadas são as obras que podem ser feitas com essa técnica, na qual as mulheres latrônicas são hábeis (...)
Fonte: http://www.ilpuntinoadagodilatronico.it/studi-e-ricerche.html, com tradução do Google (com alterações).
Concurso “La finestra piú bella de Latronico” (2013)
Em agosto de 2013, Josemary Omena Passos Ferrare, arquiteta e professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), cuja família é de origem italiana (FERRARE), participou, como membro do Júri de Qualidade do Concurso “La finestra piú bella de Latronico”, e produziu interessante relatório sobre o evento e as famosas rendas e bordados de Latronico.
Confira:
Reprodução. Fonte: RELATÓRIO da viagem à Latronico em Potenza, Basilicata-Itália (2013)
Reprodução. Fonte: RELATÓRIO da viagem à Latronico em Potenza, Basilicata-Itália (2013)
RELATÓRIO da viagem à Latronico em Potenza, Basilicata-Itália (2013) – Concurso “La finestra piú bella de Latronico”, PARA PESQUISA COMPLEMENTAR AO INVENTÁRIO: SINGELEZA: uma história de rendas e de mulheres.
Por Josemary Omena Passos Ferrare (arquiteta e professora)
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE LATRONICO
Veja também:
Nota: a pesquisa acima foi feita na internet, via Google, e não temos informações sobre a qualidade dos serviços anunciados.
Se você, caro visitante, tiver alguma informação, história, foto ou correção a fazer sobre este post, entre em contato conosco, mediante um destes e-mails:
https://guimaguinhas.prosaeverso.net/contato.php
historiasdeaguinhas@gmail.com